RENDAS COLLECTION FROM BRAZIL
design pedro franco
2020|2021
O Manifesto
Industrial x Artesanal
As Tramas manuais se contrapõe a grande rede da Matrix.
A alta tecnologia não substitui, mas dá as mãos para a artesanalidade.
O Design transforma-se numa plataforma que impulsiona o trabalho de artesãos e movimenta a Indústria.
Os produtos realçam os valores de memória afetiva realçando os arquétipos sociais.
(por Pedro Franco)
(SÃO PAULO-Julho, 2020 )
O conceito da nova coleção do designer Pedro Franco nasce da vontade de criar um contraponto à grande rede da Matrix e à Inteligência Artificial. Para tanto, utiliza como base as tramas feitas à mão caracterizadas pelas RENDAS brasileiras.
Como a constante linha guia de seu trabalho, se faz presente o conceito da “Glo-calidade”.
As RENDAS chegaram no Brasil por intermédio da família real portuguesa no Século XVIII. Desde então, ganhou autoralidade por meio das diferentes comunidades artesãs. Mais que uma identidade nacional, ganhou um feitio com características regionais.
Hoje é possível determinar a origem de uma renda a partir do tipo de trama de seu feitio. Na atual coleção a Poltrona Underconstruction, transforma-se em uma plataforma para amplificação do trabalho da artesã baiana Ana Caires. Sua técnica do bordado Ponto Cruz é aplicado nas diversas tiras que compõe a poltrona.
O experimentalismo se faz presente na nova tecnologia desenvolvida, a da eternização. Rendas garimpadas por Franco e oriundas de diversas regiões brasileiras são eternizadas em banho de cobre.
Uma eternização da iconografia local.
Por fim, demonstrando uma convivência possível e necessária, o Aparador Renascença mostra as diversas belezas do feito com a alta tecnologia x feito a mão.
Se em uma versão o desenho da renda autoral de Pedro Franco é traduzido fielmente pelo uso da alta tecnologia de recorte a laser CNC, em outra versão ganha o improviso e a co-criação da artesã Fafá (oriunda de Registro no interior de SP) com forte personalidade
Uma tensão saudável mostrando a beleza e a possibilidade de uma convivência harmônica entre o tecnológico e o manual. O design como uma plataforma de valores locais, manuais e industriais.
Aparador Renascença Limited Edition
Quando o artesanal e o industrial andam de mãos dadas: uma utopia possível...
Um conceito , duas interpretações: a história do artesanato brasileiro aliado a alta tecnologia produtiva, por Pedro Franco. Peça esculpida artesanalmente pela artista Fafa Escultora.
⠀
COLLAB matéria prima: Arauco Brasil
COLLAB produtiva: Augusto Moreno Closets
Mesa de Centro Noveau
Uma mescla do movimento de artes decorativas francês, com as rendas brasileiras. A distribuição de esforços pelos diversos conjuntos formais possibilitam estrutura esbelta. O tampo é caracterizado pelas brasileiríssimas pedras brasileiras da Granos Granitos, que têm aplicados lindo (e afetivo) desenho de rendas autorais.
Mesa Noveau
Uma mescla do movimento de artes decorativas francês, com as rendas brasileiras. A distribuição de esforços pelos diversos conjuntos formais possibilitam estrutura esbelta, mesmo com a grande dimensão entre pés de 2,50 metros. O tampo é caracterizado pelas brasileiríssimas pedras brasileiras da Granos Granitos, que têm aplicados lindo (e afetivo) desenho de rendas autorais.
Poltrona Rendeiras
Um produto de design é uma plataforma, repleta de simbolismos, Quando retratam nossos arquétipos tornam-se atemporais.
A Poltrona Renda procura trazer à tona a memória afetiva dos fazeres brasileiros.
Tão importante quanto a forma é a não forma, espaços cheios valorizam espaços vazios.
Cadeira Fla Industrial Version
Era uma vez uma história que contava sobre o feminino, sobre mãos de artesãs brasileiras...
Com desenho de renda autoral inspirado em rendas Brasileiras o designer cria uma linguagem única, recheada de história e memória afetiva brasileira.
Uma peça feminina, uma obra de arte.